quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alaíde Costa

Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide, mais conhecida como Alaíde Costa, nascida no Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1935 é uma cantora e compositora brasileira. Começou a cantar em programas infantis do radio: com 13 anos venceu um concurso de melhor cantora jovem, promovido por Paulo Gracindo, no seu programa Seqüência G3, da Tupi, do Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, participou do Arraia Miúda, apresentado por Renato Murce, na Radio Nacional. Em 1957 gravou seu primeiro 78 rpm, pela Odeon, Tarde demais (Hélio Costa e Anita Andrade), que lhe valeu o prêmio de Revelação do Ano. Ainda em 1957, lançou outro 78 rpm com Conselhos (Hamilton Costa e Richard Frano) e Domingo de amor (Fernando César), também na Odeon. Ouvindo-a, João Gilberto procurou atrai-la para o movimento musical que estava sendo formado, conseguindo que, em 1959, gravasse músicas da bossa nova no seu primeiro LP na RCA, Alaíde canta suavemente, onde foram incluídas Estrada branca (Tom Jobim e Vinícius de Morais), Lobo bobo (Carlos Lira e Ronaldo Bôscoli), grande sucesso, e Minha saudade (João Donato e João Gilberto). No show O fino da bossa, realizado no Teatro Paramount, cantando Onde está você (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini), musica das mais marcantes em seu repertório, grande marco da voz, que embalou casais. Com quinze discos gravados em cinqüenta anos de carreira, participou dos principais programas de televisão e de rádio no eixo Rio-São Paulo. Tema de reportagens de jornais e revistas, participou de festivais internacionais e recebeu importantes prêmios e homenagens de expoentes da música popular brasileira. Uma das grandes referências musicais do movimento surgido em 1957, a bossa nova, frequentava a boemia do Beco das Garrafas, em Copacabana. Como compositora, fez letra e musica de Afinal, e parcerias com Vinícius de Morais, Geraldo Vandré, Johnny Alf, Paulo Alberto Ventura e Hayblan.

Composição de Alaíde Costa
Afinal

Afinal...
Como explicar a minha vida sem você.
Como aceitar que o nosso amor não pode ser
Onde encontrar o meu triste eu
Que foi embora quando em mim chegou você?

Afinal...
Como explicar a minha vida sem você.
Com aceitar que o nosso amor não pode ser?
Ai, não pode ser.
Eu vou chorar, eu vou sofrer
Minha tristeza até morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário